sexta-feira, 28 de março de 2014

Pós-doutorado

 



_ “Foi emocionante!”
Assim descrevemos a apresentação de pós-doutorado do Prof. Dr. Mauricio Cesar Menon, sobre As Sagas no País das Gerais de Agripa Vasconcelos, na Universidade do Paraná, dia 25/03/14, cujo título é A Ficção Histórica de Agripa Vasconcelos e o seu (entre) lugar no Cânone Literário Brasileiro.
O Prof. Dr. Mauricio foi de uma felicidade imensa na escolha do tema pois, além de ter feito um trabalho inédito no Brasil, fez também uma apresentação detalhada e muito rica sobre todos os romances históricos que compõem  As Sagas de Agripa.

Primeiramente, o professor descreve a obra literária do escritor como um todo e, em seguida, detalha cada livro separadamente, demonstrando um domínio profundo do assunto e com uma oratória tão leve que nos encantou a todos. Foi tão enriquecedor estarmos ali, sorvendo todo aquele conhecimento, que nem sentimos as horas passarem.

Agradecemos muitíssimo ao Prof. Dr. Maurício Cesar Menon por ter escolhido, dentre tantos, Agripa Vasconcelos como objeto de estudo de um trabalho tão relevante, que leva o nome desse escritor/romancista mineiro a um patamar acadêmico nunca alcançado antes dentro da Universidade. E à professora supervisora Dra. Marilene Weinhardt por ter aceitado o projeto do Prof. Dr. Maurício e por ter nos recebido na apresentação dele com tanta distinção.

Esperamos que este trabalho sirva de fonte de consulta para novas pesquisas e que dê bons frutos, para que cada vez mais a obra de Agripa Vasconcelos seja divulgada, enriquecendo a literatura brasileira.


 







 
Prof. Dra. Marilene Weinhardt, uma das maiores autoridades em romance histórico no Brasil.