quarta-feira, 24 de abril de 2013

Lamentável



O jornal Estado de Minas fez uma enquete semana passada, pedindo para que os leitores votassem no maior escritor de todos os tempos no Brasil. O nosso seguidor e amigo Maurício Cardoso enviou uma carta para a redação do jornal que reproduzimos a seguir, com sua autorização:
“Sou médico e assinante do Estado de Minas há mais de 30 anos, onde venho colaborando desde 1963, com artigos variados, sendo os dois últimos sobre Irradiação de Alimentos e Gravidez na Adolescência. Cultura é o primeiro caderno que leio no jornal. Ontem deparei com um artigo escrito por vocês, por sinal, muito bom, onde apresentam uma relação dos maiores escritores de todos os tempos, por ordem de votação. Não sei qual o critério adotado ou quem votou, porém, fiquei surpreso por não ter constado na relação o nome de Jorge Amado (cujos livros foram traduzidos em várias línguas e publicados em mais de 100 países) e de Agripa Vasconcelos (publicou mais de 7 livros, entre eles: Dona Beja, Chica da  Silva, Chico Rei, Canaã e outros mais), considerados os grandes contistas do Brasil. Será que não houve um erro na digitação? Escrevi no ano passado um artigo sobre Agripa Vasconcelos, mas não sei se foi publicado ou ainda vai ser, pois passei uma temporada fora de BH e não li o jornal.
Um grande abraço.
Maurício Cardoso”
Resposta da redação do Estado de Minas:
“Caro Maurício, obrigado pela mensagem.
A relação dos autores e livros publicada no Estado de Minas foi resultado de consulta a 50 especialistas, de várias regiões do Brasil, que trabalham em universidades, centros de pesquisa, jornais e revistas literárias. A relação com o nome dos votantes está publicada no caderno de domingo (14/04/13). Jorge Amado consta dela, com bom número de votos, mas o Agripa  Vasconcelos não foi citado pelos especialistas consultados. Para auferir também o gosto do público, no site do jornal (divirta-se.uai.com.br) está sendo feita uma enquete para identificar a predileção dos leitores.
Abraços da redação.”
Comentário do Maurício:
“Estou, realmente, estarrecido com a falta de conhecimento das personalidades que votaram NOS NOMES DOS MAIORES AUTORES MORTOS e não colocaram o de Jorge Amado  e Agripa Vasconcelos, como grandes escritores brasileiros, reconhecidos internacionalmente. Naquela relação consta nome que eu nunca ouvi falar e olha que eu leio muito. É lamentável...
Um abraço.
Maurício Cardoso”

Concordamos com Dr. Maurício: essas coisas só acontecem o Brasil, infelizmente.