terça-feira, 8 de novembro de 2011

E já se passou um ano do falecimento da filha de Agripa Vasconcelos

     


Completou um ano o falecimento de Mara de Vasconcelos Mancini, ocorrido em 2 de outubro de 2010, em Belo Horizonte. D. Mara morreu aos 86 anos e era filha do médico e escritor mineiro Agripa Vasconcelos. Trineta do Visconde do Rio das Velhas, ela foi grande incentivadora e a maior aliada na criação do "Memorial Agripa Vasconcelos" em homenagem ao seu pai, hoje sediado no Palácio da Cultura, na cidade de Matozinhos / MG.
      Foi ela quem abriu as portas da família de Dr. Agripa e negociou a doação do acervo pessoal do escritor para a Associação Cultural Agripa Vasconcelos, entidade mantenedora do Memorial.
      Grande admiradora do pai escritor, D. Mara era a maior divulgadora da obra e da memória de Agripa. Na inauguração do Memorial, fez questão de trazer à Matozinhos, além dos familiares, o amigo Pedro Paulo, editor das "Sagas do País das Gerais" e a também amiga e artista plástica Yara Tupinambá, ilustradora da obra.
      D. Mara deixa, além da saudade, uma lembrança de suavidade, atenção e carinho, que era como ela nos recebia toda vez em que a procurávamos em sua casa.
(matéria escrita por José Aluizio Viana, da Associação Cultural Agripa Vasconcelos em Matozinhos/MG)