domingo, 3 de fevereiro de 2013

De volta


      Amigos e seguidores do blog: estamos de volta ao trabalho, depois de um merecido descanso. Esperamos contar com a companhia de todos por mais um ano e, assim, podermos manter o blog ativo.


      Hoje estamos postando um dos maiores sucessos de Agripa na televisão. Foi através da novela D. Beija, que o escritor se tornou mais conhecido do grande público.

Gracindo Junior e Maité Proença

Maitê no set de gravação da TV Manchete


   


   

  
  
     A novela Dona Beija entrou no ar em agosto de 1986. Baseada na Obra de Agripa Vasconcelos, foi adaptada por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano. Teve 89 capítulos e um gasto total de 160 milhões de dólares. Protagonizada por Maitê Proença e contando ainda com grandes nomes como Gracindo Jr. e Carlos Alberto, a novela se consolidou como o primeiro grande sucesso da Rede Manchete na área de dramaturgia. Atingiu média de 15 pontos de audiência. Maitê Proença disse que "a vontade de que desse certo foi o que motivou a equipe a levar o trabalho adiante".

    Sucesso em sua primeira exibição na TV Manchete, Dona Beija consagrou Maitê Proença como símbolo sexual ao exibir cenas da atriz tomando banho numa cachoeira e cavalgando nua. Tanto que, no ano seguinte, ela estampou a revista Playboy com um dos ensaios sensuais mais comentados da época.

    Baseada na obra A Vida em Flor de Dona Bêja, de Agripa Vasconcelos, a novela conta a trajetória de Ana Jacinta de São José, uma linda mulher que abalou a pacata Araxá (MG), no século XIX.

    A mistura da beleza da chapada Diamantina, na região de Minas Gerais vinha acompanhada de um fortíssimo enredo e de cenas de erotismo. A novela tinha os ingredientes necessários para manter o público ligado na tela da Manchete.

    A novela era exibida no horário nobre, após o Jornal da Manchete e ainda foi assistida por um total de quinze países, entre eles, Estados Unidos e Japão.

Dona Beija foi reprisada duas vezes na emissora:
 - de 09/05 a 20/08/1988, em 89 capítulos, de segunda a sábado, às 21h30.
 - de 05/10/1992 a 11/03/1993, em 102 capítulos, de 2ª a 6ª feira, às 21h30.
Ainda foi lançada em vídeo, em 1987.

   Em 2009, o SBT decidiu reprisar a novela sem a autorização da família, o que ocasionou uma verdadeira batalha judicial pelos direitos autorais, culminando com a vitória do autor.

    Não é bárbaro? Participe e deixe seu comentário!