domingo, 1 de julho de 2012

Poeta X Patriota

          

           Em uma entrevista dada por Agripa à repórter Jane Soares, ela o pergunta o que havia trazido maiores satisfações na vida: a medicina ou a literatura ?
          _ “A Medicina, respondeu, por ser mais positiva. Meus primeiros sucessos cirúrgicos me encheram de entusiasmo. A experiência literária veio mais tarde, no ciclo dos romances.”
          Fundamentado em pacientes pesquisas as quais o autor dedicou muitos e muitos anos, cada volume das "SAGAS DO PAÍS DAS GERAIS" vale por um verdadeiro documento da época e do ciclo que focaliza.
          Agripa Vasconcelos tinha a preocupação de divulgar a história da sua terra e nele ardia a flama do poeta e do patriota. Seus romances abrangendo os diversos ciclos da caminhada áspera de Minas no passado é o que existe, até hoje, num só conjunto, de maior na combinação de Literatura e História. Poeta é, sobretudo, criação, imaginação. História é o concreto, e ele foi capaz de realizar o misto de obra histórica e literária, sem que o poeta dominasse o historiador lúcido, seguro, severo. Foi ao fundo em suas investigações, animado com o propósito de ser fiel à verdade história e essa árdua tarefa durou muitos anos.
          Agripa homenageou sua terra com sua poesia límpida e pura e com a vitalização que deu à história de Minas com seu gênio de homem de letras.