quinta-feira, 12 de abril de 2012

Feliz Aniversário



    Hoje é um dia muito especial para este blog, pois celebramos o aniversário deste grande escritor das Gerais, que nasceu em 12 de abril de 1896, em Matozinhos/MG.

   
    Agripa gostava das cores vermelho e azul, deliciava-se com as músicas do período Romântico, e tinha em sua biblioteca romances de Dotoievsky e Titov, sorvendo os romancistas russos da decadência, por causa dos seus sofrimentos, ao passo que se embevecia com a poesia de Shakespeare. A “Comédia Humana” e as obras de Shakespeare eram para ele as maiores, por serem ligadas ao homem.
    
   Não gostava de cinema e não entendia de futebol. Usava roupas leves, de preferência o linho, costume adquirido no Nordeste e era muito exigente para se vestir. Agripa fumava muito, mas não tragava, usava piteira longa, e não tinha marca preferida de cigarros. Adorava os perfumes franceses e sabonetes e as frutas brasileiras amadurecidas naturalmente eram o seu fraco. Tinha inúmeros amigos, mas nunca quis pertencer a grupos literários.

     Em viagens pelo interior, de carro, a cavalo, atravessando rios enfrentando enchentes ou cruzando estradas poeirentas ou encharcadas, transpunha todos os obstáculos para atender a quem dele precisava, independente de ser remunerado ou não. Seu ideal era servir e socorrer a quem lhe pedia ajuda, minorar o sofrimento de quem quer que fosse. Esquecia de si  para pensar no próximo, sem nenhum outro interesse a não ser fazer o bem.

     Agripa era assim. Feliz Aniversário, grande poeta!