sábado, 9 de fevereiro de 2013

A audácia de Bêja







Quem já leu o romance histórico de Agripa Vasconcelos "A Vida em Flor de D. Bêja" pode constatar que ela foi um escândalo na sociedade da antiga cidade de Araxá/MG. As senhoras da época viviam enciumadas por causa da beleza da jovem sim, mas principalmente, porque  Bêja deixava todos os homens embevecidos e apaixonados e, com isso, ia se tornando cada vez mais poderosa e rica.

Ela sabia o poder que detinha nas mãos e enfrentava a sociedade com a certeza de que conseguiria tudo que almejava. Na ocasião da inauguração de um novo lugar, onde ela passaria a receber seus convidados, enviou um convite bem audacioso. Vejam como ficou na novela:

                                                 Convite

      A Senhora Ana Jacintha de São José, D. Beija tem a honra e a satisfação de convidar para a inauguração da Chácara do Jatobá, onde passará a receber, todas as noites, os admiradores residentes e os cavalheiros de passagem por este Arraial de São Domingos dos Araxás.
      Desde já agradece, encantada, sua presença.                                              


Reparem que há uma diferença na grafia do nome da personagem usada por Agripa e a usada na novela. Agripa escreve BÊJA e na novela foi colocado BEIJA, com o intuito de fazer uma ligação entre ela e o beijo, a sedução.