segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sinopse de SÃO CHICO


Aluízio Viana* nos conta sobre esse romance histórico de Agripa Vasconcelos:
























    "Neste romance, Agripa faz uma síntese histórica da evolução do nordeste brasileiro mostrando a lenta decadência dos engenhos, engolidos lentamente pela modernidade das usinas de açúcar, a paulatina introdução das ideias de luta de classes trazidas pelos sindicatos trabalhistas, o surgimento das Ligas Camponesas e a consequente agitação social e política da época e a situação de abandono social em que o nordeste é deixado pelas autoridades políticas. Como em outros romances, o autor utiliza o narrador para demonstrar, com uma visão crítica, sua amargura em relação aos homens, à política, aos caminhos do país; e revela sua admiração e esperança no grande país que é o Brasil."


* Obrigado, José Aluízio Viana! 
(membro da ACAV - Associação Cultural Agripa Vasconcelos, em Matozinhos/MG)



Sinopse de SINHÁ BRABA


Amigos,

Hoje iniciaremos a postagem das sinopses dos livros de Agripa. Desta forma, vocês poderão ter uma ideia do conteúdo de cada um dos romances e ver qual deles desperta mais o seu interesse. 

Vamos começar com o SINHÁ BRABA.



     A personalidade quase legendária de D. Joaquina do Pompéu, de quem Agripa Vasconcelos era descendente, retratada num livro que partindo do tempo das Bandeiras, descreve o Ciclo da Agropecuária nas Gerais.

     Este romance não revela apenas a vida da valorosa mineira, mas também o que foi a sua fazenda em movimento, com as terras, os currais, as lagoas, as serras.

     O Pompéu foi o primeiro núcleo organizado da civilização agrária das Gerais, de onde corriam a pé escravos-correios para Vila Rica e São Sebastião do Rio de Janeiro e partiam gemendo, tropas e tropas carregadas de gêneros para matar a fome da Côrte.

     D. Joaquina e o Pompéu foram grandes demais para o seu tempo e esplendor.