sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CORPO FECHADO - Lendas e Contos




   Agripa Vasconcelos deixou organizada e ordenada a primeira parte de Corpo Fechado - Lendas e Contos e em seguida aparecem contos e lendas escolhidas por uma das filhas do autor e curadora de sua obra.   

   Nesse último livro publicadoé importante ressaltar a apresentação assinada por ela, para entendermos um pouco mais a capacidade de produção desse autor incansavelmente criativo, que diz: 

A filha do autor, Mara, curadora da obra de seu pai.

" É Inacreditável! São pastas e mais pastas cheias de papéis, pilhas de cadernos e folhas soltas, um amontoado de anotações que tento entender de onde vêm. Afinal, me pergunto sempre: A que horas Agripa dormia?
 Cada vez que abro uma dessas pastas que guardam seus escritos, cada vez que folheio esses papéis, sinto-me como um garimpeiro diante de uma mina de diamantes e tento tirar ali de dentro aqueles tesouros escondidos. 
  A produção deixada por Agripa é imensa, talvez maior do que aquilo que dele já foi publicado ou que seja conhecido, e tento fazer dessas pedras brutas, que são seus manuscritos em letra miúda e quase ilegível, jóias de rara beleza que possam ser apreciadas por todos"...

   Este livro não é comercializado e pode ser encontrado em todas as bibliotecas do SESC de todo o Brasil!



A VIDA EM FLOR DE D. BÊJA




    A estranha figura dessa cortesã que foi diretamente responsável pela integração em Minas de parte considerável de seu território (queiram ou não os seus inimigos de hoje) revivida num romance que fixa o Ciclo do Povoamento das Gerais. Bêja foi mulher que viveu na confusão do povoamento primitivo de Farinha Podre e que teve a possibilidade de fazer uma vida cercada de conforto. 

    Esse livro foi transformado em novela pela extinta TV MANCHETE com o nome de D. BEIJA, com sucesso não só em todo o Brasil como em vários países do mundo: Portugal, Espanha, Grécia, Rússia, Cuba, na América Central e do Sul.


    Maitê Proença foi Beija na TV, sendo um dos maiores sucessos na carreira da atriz!





CHICA QUE MANDA




    A célebre mulata Chica da Silva, que viveu no auge do Ciclo do Diamante nas Gerais, revivida juntamente com sua época de fausto e grandeza.

   Este livro foi transformado em novela pela extinta TV MANCHETE em comemoração ao centenário de nascimento de Agripa Vasconcelos acontecido em 1996, com uma enorme audiência em todo o Brasil. Foi exibida também na Europa, a começar por Portugal.


    Taís Araujo iniciou sua carreira na TV no papel de Xica, sendo posteriormente conhecida em todo o país.
 



FOME EM CANAÃ

   


   A história da ascensão e decadência das grandes propriedades rurais, contada com sabor de verdadeiro romance nessa história do Ciclo do Latifúndio nas Gerais.

    Ao final do volume existe um interessante elucidário de expressões regionais, verbetes e topônimos, do tempo revivido nesse romance.


Sinopse de GONGO SÔCO



    O Ciclo do Ouro nas Gerais, recriado com requintada riqueza de detalhes através da figura contraditoriamente mesquinha e generosa do Barão de Catas Altas. No seu apogeu ninguém possuiu tanta riqueza quanto ele. Riqueza tão grande que suas mansões faziam sombra até às côrtes da Europa, tão formidável que despertou a curiosidade do próprio Imperador D. Pedro I, que por duas vezes foi hóspede do nababo.

    Mesmo tendo vivido na modéstia da vida mineira, Agripa Vasconcelos descreve o fausto do Gongo Sôco, combina iguarias com vinhos com sabedoria de ‘gourmet’, veste as personagens com a riqueza dos costureiros afamados.


Sinopse de CHICO REI




     Dramático retrato do Ciclo da Escravidão nas Gerais, através da história de um rei que foi feito escravo, alforriou-se e revolucionou a antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto. 

    CHICO REI mostra o que foi verdadeiramente a escravidão em Minas – um sistema de exploração do trabalho humano em que nunca a generosidade de alguns senhores foi maior que a crueldade da maioria deles. 

    Ao final do volume existe um interessante elucidário de expressões regionais, verbetes e topônimos, do tempo revivido nesse romance.

OURO VERDE E GADO NEGRO




     OURO VERDE E GADO NEGRO é um romance histórico, publicado pelo SESC/MG, sobre a escravidão e o café no Brasil e que o autor Agripa Vasconcelos considerava seu melhor livro!

   Ao final do volume existe um interessante elucidário de expressões regionais, verbetes e topônimos, do tempo revivido nesse romance.
   
   Este livro não é comercializado, mas pode ser encontrado nas bibliotecas do SESC em todo o Brasil!

  Para aqueles que gostam deste tipo de leitura é uma sugestão imperdível!