sexta-feira, 28 de março de 2014

Pós-doutorado

 



_ “Foi emocionante!”
Assim descrevemos a apresentação de pós-doutorado do Prof. Dr. Mauricio Cesar Menon, sobre As Sagas no País das Gerais de Agripa Vasconcelos, na Universidade do Paraná, dia 25/03/14, cujo título é A Ficção Histórica de Agripa Vasconcelos e o seu (entre) lugar no Cânone Literário Brasileiro.
O Prof. Dr. Mauricio foi de uma felicidade imensa na escolha do tema pois, além de ter feito um trabalho inédito no Brasil, fez também uma apresentação detalhada e muito rica sobre todos os romances históricos que compõem  As Sagas de Agripa.

Primeiramente, o professor descreve a obra literária do escritor como um todo e, em seguida, detalha cada livro separadamente, demonstrando um domínio profundo do assunto e com uma oratória tão leve que nos encantou a todos. Foi tão enriquecedor estarmos ali, sorvendo todo aquele conhecimento, que nem sentimos as horas passarem.

Agradecemos muitíssimo ao Prof. Dr. Maurício Cesar Menon por ter escolhido, dentre tantos, Agripa Vasconcelos como objeto de estudo de um trabalho tão relevante, que leva o nome desse escritor/romancista mineiro a um patamar acadêmico nunca alcançado antes dentro da Universidade. E à professora supervisora Dra. Marilene Weinhardt por ter aceitado o projeto do Prof. Dr. Maurício e por ter nos recebido na apresentação dele com tanta distinção.

Esperamos que este trabalho sirva de fonte de consulta para novas pesquisas e que dê bons frutos, para que cada vez mais a obra de Agripa Vasconcelos seja divulgada, enriquecendo a literatura brasileira.


 







 
Prof. Dra. Marilene Weinhardt, uma das maiores autoridades em romance histórico no Brasil.




                                                                

3 comentários:

Ana Lua - Itália disse...

Bárbaro!
Que este trabalho sirva de incentivo para vários outros estudos sobre a obra desse fantástico escritor mineiro!
Parabéns, doutor!

Vera Lúcia do Recife disse...

Não sei como isso não aconteceu antes, pelo potencial literário que Agripa possui.
Grande abraço

Aluízio Viana disse...

Ótimas notícias.
Parece que o grande escritor Agripa está sendo descoberto e estudado agora.
Acho importante ressaltar o trabalho de Lúcia Flórido (University of Tennessee at Martin) "Agripa Vasconcelos e a biografia: uma questão de gênero" e também a tese de Regina Célia Lima Caleiro e Vinícius Amarante Nascimento, ambos da UNIMONTES (mg), "A sinhá sádica em Chica que Manda, de Agripa Vasconcelos", pesquisa aprovada em agosto de 2013. São trabalhos recentíssimos, mas que demonstram um novo olhar sobre Agripa e sua obra pela Academis.
Gostaria de saber como ter acesso ao texto do Prof. Dr. Mauricio Cesar Menon para conhecê-lo e acrescentar ao acervo do Memorial Agripa Vasconcelos, em Matozinhos.

José Aluízio Viana
Conselheiro da ACAV - Associação Cultural Agripa Vasconcelos
Matozinhos - MG