quinta-feira, 15 de março de 2012

Sinopse de CHICO REI

                                                            
                                                  
        
        Dramático retrato do Ciclo da Escravidão nas Gerais, através da história de um rei que foi feito escravo, alforriou-se e revolucionou a antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto.

        Para escrever esse livro o autor não se limitou a imaginar situações mais ou menos plausíveis em que a figura de Chico Rei fosse muito mais simples ficção do que, como de fato ocorreu, uma pessoa que realmente existiu. Agripa desceu às raízes do assunto e redescobriu e revelou ao mundo o legendário rei africano, a começar pela sua própria existência comprovada, que já fôra Rei na África, antes que o trouxessem para o Brasil.

       Mais importante que isso é o levantamento que contém das condições em que era obrigado a viver aquele gado humano, cuja humanidade, ignorada brutalmente quando capturado na África, só raramente se recuperando no Brasil. Resultado de investigações no curso das quais Agripa Vasconcelos revolveu tudo, “até a Torre do Tombo”, em Portugal.

      CHICO REI mostra o que foi verdadeiramente a escravidão nas Gerais – um sistema de exploração do trabalho humano em que nunca a generosidade de alguns senhores foi maior que a crueldade da maioria deles.