quarta-feira, 6 de março de 2013

Concurso de haikais


O blog da COMPANHIA DAS LETRAS está fazendo um concurso de haikais. Vejam só:


"O haikai se faz com três linhas, ou versos, e não mais que 17 sílabas. Se faz com simplicidade, leveza, desapego, sutileza, objetividade, integração com o todo. Sua melhor definição, na opinião de muitos, é uma fotografia em palavras. Grava o instante.

O fotógrafo não aparece na foto, mas sua sensibilidade sim. O mesmo no haikai. É como se as coisas falassem por si mesmas. Sem adjetivos, sem a impressão do poeta, exatamente como são. Só o real, sem comparar a nada e, talvez por isso mesmo, tão incomparável.

Porque, descrevendo a coisa apenas como ela é, desperta a sensação da própria coisa. A sensação, por exemplo, da estação em que ela acontece, nos fazendo lembrar de que tudo está sempre mudando, tem o seu próprio tempo, que é cíclico. É essencial, isto é, capta a essência das coisas, e a essa característica se dá o nome de haimi, que significa “sabor de haikai”. Não é difícil de entender, quando se volta à comparação com fotografia. Qualquer um é capaz de perceber se uma foto é boa ou não, além dos aspectos técnicos. Ela é boa se nos toca, se capta um instante especial, se provoca uma sensação."
Por Alice Ruiz S.

* * * * *

     Agora que você sabe mais sobre o assunto, gostaríamos que tentasse escrever seu próprio haikai. Deixe na caixa de comentários deste post um haikai de sua autoria até a meia-noite do dia 7 de março. Alice Ruiz S. e os editores Leandro Sarmatz e Sofia Mariutti escolherão os 5 melhores, e seus autores receberão uma camiseta e um exemplar de Toda poesia, de Leminski.

Divulgaremos os vencedores aqui no blog dia 13 de março. Boa sorte!
http://www.blogdacompanhia.com.br/2013/02/concurso-de-haikais/

* * * * *

E nós, do blog Agripa Vasconcelos, postamos o seguinte haikai para concorrer:

DE PROFUNDIS
Meu filho, que tu não venhas
 Sobre os meus passos na vida !
      Quero ver teus pés sem sangue !...

Agripa escreveu este haikai para seu filho mais novo, Leonato Agripa (foto abaixo). VAMOS TORCER !