quarta-feira, 25 de julho de 2012

Árvore Genealógica

 
         Esta semana nós da Equipe do blog Agripa Vasconcelos recebemos um e-mail que muito nos alegrou. Era de José Aluízio Viana, Secretário de Cultura de Matozinhos/MG, cidade natal de Agripa. Ele nos sugere a publicação da árvore genealógica do Visconde do Rio das Velhas e um pouco de sua biografia, para que nossos amigos e seguidores tomem conhecimento sobre os antepassados de Agripa. Foi José Aluízio também que nos enviou o material a seguir. Agradecemos muito! Esperamos que vocês gostem.


Visconde do Rio das Velhas

(Clique em cima da imagem para melhor visualizá-la)
         
          Dada a importância da figura do Visconde do Rio das Velhas em Minas Gerais, é interessante a publicação no blog de uma síntese de sua biografia e um trecho da árvore genealógica que contempla o patriarca até a família de Agripa Vasconcelos (com filhos), para demonstrar a importante ascendência do escritor. O Visconde foi personagem de proa no cenário político e da produção rural e industrial da região de Sabará/MG.
Fran­cisco de Paula Fonseca Vianna, Barão e Visconde do Rio das Velhas, nasceu a 2 de abril de 1815, em Santa Luzia de Sabará, capitania de Minas Gerais.
Dedicando-se à agricultura, foi proprietário das Fazendas do Mu­cambo e Bom Jardim, situadas em Matozinhos, então distrito de Santa Luzia do Rio das Velhas. 
Em 1867, tendo auxiliado a organização de batalhões de voluntários destinados à guerra com o Paraguai, recebeu Francisco de Paula Fonseca Vianna o título de Barão do Rio das Velhas, por decreto imperial de 25 de abril desse ano.
Espírito progressista, foi o Barão do Rio das Velhas um dos funda­dores da Companhia Industrial Sabarense, uma das mais antigas fábricas de tecidos de Minas Gerais e do Brasil.
Como político, militou no Partido Liberal, várias vezes sendo eleito vereador às câmaras municipais de Sabará e Santa Luzia, desta última tendo sido presidente.
Por ocasião de uma das visitas do Imperador D. Pedro II a Minas Gerais, teve o Barão do Rio das Velhas a honra de o hospedar e acom­panhar, em 1881. Foi distinguido, então, com a comenda da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, por decreto de 15 de junho e Carta de 25 do mesmo mês e ano.
Por decreto imperial de 7 de março de 1885, foi elevado a Visconde do Rio das Velhas. Ativamente se dedicando à prosperidade da região em que era in­fluente chefe político e grande fazendeiro, é o Visconde do Rio das Velhas considerado um dos fundadores da atual cidade de Pedro Leopoldo. Faleceu a 17 de fevereiro de 1895, aos 80 anos de idade, incompletos.

fonte: Dados biográficos e des­cendência do Visconde do Rio das Velhas por Helio Vianna
no Anuário Genealógico Brasileiro, do Instituto Genealógico Brasileiro, Ano V, 1943.