quarta-feira, 29 de maio de 2013

A novela de uma novela



Em mais uma estratégia, Silvio Santos tirou da gaveta a novela Dona Beija, produzida e exibida pela extinta TV Manchete, em 1986. A trama, escrita e dirigida pelos já falecidos Wilson Aguiar Filho e Herval Rossano, respectivamente, foi reapresentada em 2009. Porém, ao contrário do que pensava o público, a reexibição não agradou nem ao elenco nem à família do escritor do romance histórico “A Vida em Flor de Dona BêjaAgripa Vasconcelos.

Gracindo Jr., por exemplo, intérprete do protagonista Antônio Sampaio, disse ter ficado surpreso com a reexibição. O ator afirma que ele e seus colegas de equipe não foram comunicados pelo
SBT sobre a possibilidade da trama ser exibida no canal. Ao saber que o folhetim já estava no ar, Gracindo acionou imediatamente seu advogado na época.

“Fiquei muito surpreso, quando amigos me deram a notícia. Ninguém me procurou para saber minha opinião. Então, meu advogado sugeriu que eu conversasse com outros atores, para abrirmos uma ação conjunta. E foi o que fizemos”, explica. Ele alega ter assinado autorização para que a trama fosse reprisada na extinta TV Manchete, não por outra emissora.

“Há 23 anos, fechei contrato com a Manchete para fazer essa novela e não com o
SBT. Portanto, não aceitei receber um cachê por reexibição. Precisávamos renegociar o uso de imagem." A mesma postura firme foi adotada por Maitê Proença, protagonista de Dona Beija. Ela, que contou à colunista de O Globo, Patrícia Kogut, que o SBT tentou fazer um acordo, não concordou em ver sua imagem exibida sem sua autorização. Vale lembrar que, na ocasião, Maitê fez muitas cenas de nudez.




“Botaram a novela no ar sem avisar o elenco e o próprio público. Não houve chamada na tevê, informando que Dona Beija seria reprisada. Sei que o material que a Manchete tinha estava guardado nos porões da emissora, de qualquer jeito. Imagino que já estavam deterioradas. Não sabia que Dona Beija seria essa que eles iriam exibir. Acho que teriam de reeditar muita coisa e só Deus sabe como eles iriam fazer isso! Aliás, esse foi um dos motivos para eu não autorizar”, comentou a atriz.

Ao saber, através de O Fuxico, que Dona Beija já estava no ar, Mayara Magri, que também estava no elenco, ficou bastante surpresa. A atriz, que foi
casada com o diretor da novela, Herval Rossano, conta que foi procurada por um representante do SBT em meados de 2008, mas não assinou nenhuma autorização.

“Eles apenas me indagaram se eu permitiria a reexibição da novela e prometeram enviar um termo de autorização para eu assinar, mas isso não aconteceu. Fiquei surpresa ao saber que a novela já estava no ar.”
Mesmo assim o SBT decidiu reprisar a novela também sem a autorização da família do escritor Agripa Vasconcelos, o que ocasionou uma verdadeira batalha judicial pelos direitos autorais, culminando com a vitória do escritor. O romance histórico “A Vida em Flor de D. Bêja”, de Agripa, foi utilizado como base de pesquisa para a criação da novela.