terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Literatura e Mineiridade

Gilda de Castro* escreveu e publicou no site www.gildadecastro.com.br o seguinte texto, onde ela cita o Escritor Agripa Vasconcelos.

LITERATURA E MINEIRIDADE
(contribuição de escritores para entender a mineiridade)

Importantes escritores brasileiros nasceram em Minas Gerais e produziram obras que contribuem para analisar a cosmologia de uma população percebida como diferenciada por outros brasileiros.

São eles: Adélia Prado, João Guimarães Rosa, Fernando Sabino, Mário Palmério, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e Agripa Vasconcelos.

Agripa Vasconcelos (1896-1969) nasceu em Matozinhos, Bacia Hidrográfica do São Francisco. Graduou-se em Medicina no Rio de Janeiro, viveu em diferentes cidades do interior de Minas Gerais e no Recife (PE). Escreveu muitos livros e seis compõem as Sagas do País das Gerais. Neles, fundamenta-se em dados históricos para apresentar enredo cativante sobre personalidades expressivas e o cotidiano da época. São:
- Fome em Canaã - romance do Ciclo dos Latifúndios nas Gerais
- Gongo Soco - romance do Ciclo do Ouro nas Gerais
- A Vida em Flor de Dona Beja - romance do Ciclo do Povoamento nas Gerais
- Sinhá Braba (Dona Joaquina do Pompéu) - romance do Ciclo da Agropecuária nas Gerais
- Chica que Manda - romance do Ciclo do Diamante nas Gerais
- Chico Rei - romance do Ciclo da Escravidão nas Gerais


*Gilda de Castro é Mestre em Antropologia (Antropologia Social) pela Universidade de Brasília (1979) e doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993).