quarta-feira, 25 de julho de 2012

Árvore Genealógica

 
         Esta semana nós da Equipe do blog Agripa Vasconcelos recebemos um e-mail que muito nos alegrou. Era de José Aluízio Viana, Secretário de Cultura de Matozinhos/MG, cidade natal de Agripa. Ele nos sugere a publicação da árvore genealógica do Visconde do Rio das Velhas e um pouco de sua biografia, para que nossos amigos e seguidores tomem conhecimento sobre os antepassados de Agripa. Foi José Aluízio também que nos enviou o material a seguir. Agradecemos muito! Esperamos que vocês gostem.


Visconde do Rio das Velhas

(Clique em cima da imagem para melhor visualizá-la)
         
          Dada a importância da figura do Visconde do Rio das Velhas em Minas Gerais, é interessante a publicação no blog de uma síntese de sua biografia e um trecho da árvore genealógica que contempla o patriarca até a família de Agripa Vasconcelos (com filhos), para demonstrar a importante ascendência do escritor. O Visconde foi personagem de proa no cenário político e da produção rural e industrial da região de Sabará/MG.
Fran­cisco de Paula Fonseca Vianna, Barão e Visconde do Rio das Velhas, nasceu a 2 de abril de 1815, em Santa Luzia de Sabará, capitania de Minas Gerais.
Dedicando-se à agricultura, foi proprietário das Fazendas do Mu­cambo e Bom Jardim, situadas em Matozinhos, então distrito de Santa Luzia do Rio das Velhas. 
Em 1867, tendo auxiliado a organização de batalhões de voluntários destinados à guerra com o Paraguai, recebeu Francisco de Paula Fonseca Vianna o título de Barão do Rio das Velhas, por decreto imperial de 25 de abril desse ano.
Espírito progressista, foi o Barão do Rio das Velhas um dos funda­dores da Companhia Industrial Sabarense, uma das mais antigas fábricas de tecidos de Minas Gerais e do Brasil.
Como político, militou no Partido Liberal, várias vezes sendo eleito vereador às câmaras municipais de Sabará e Santa Luzia, desta última tendo sido presidente.
Por ocasião de uma das visitas do Imperador D. Pedro II a Minas Gerais, teve o Barão do Rio das Velhas a honra de o hospedar e acom­panhar, em 1881. Foi distinguido, então, com a comenda da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, por decreto de 15 de junho e Carta de 25 do mesmo mês e ano.
Por decreto imperial de 7 de março de 1885, foi elevado a Visconde do Rio das Velhas. Ativamente se dedicando à prosperidade da região em que era in­fluente chefe político e grande fazendeiro, é o Visconde do Rio das Velhas considerado um dos fundadores da atual cidade de Pedro Leopoldo. Faleceu a 17 de fevereiro de 1895, aos 80 anos de idade, incompletos.

fonte: Dados biográficos e des­cendência do Visconde do Rio das Velhas por Helio Vianna
no Anuário Genealógico Brasileiro, do Instituto Genealógico Brasileiro, Ano V, 1943.

10 comentários:

Vera Lúcia do Recife disse...

Mas que bárbaro! Não sabia que Agripa tinha ascendência tão ilustre.
Grande abraço,

marcos disse...

O Dr.Agripa,era descendente de Joaquina de Pompeu,pelo lado paterno.Segundo consta no livro:"Dona Joaquina de Pompeu(1956),de Coriolano Pinto Ribeiro e Jacinto Guimarães.

Raquel disse...

Senhores, pesquisando na internet encontrei este blog que muito me alegrou ao ver a árvore genealógica do Dr. Agripa, primo do meu pai. Dr. Agripa era filho da tia Orminda e sobrinho da minha vó Zoraida. Os 4 irmãos Ivaí, Isaura, Orminda e Zoraida eram netos do Visconde do Rio das Velhas de seu primeiro casamento. Fiquei frustrada porque não consta na árvore os filhos do segundo casamento do visconde com sua sobrinha Ana Cândida Fonseca Viana e pais, dentre outros, do meu querido tio-avô Dr José Afonso da Fonseca Viana, que tenho muito orgulho de ter recebido o meu nome em homenagem a sua mulher Raquel Teixeira Viana. Gostaria de ver a árvore do Visconde completa com descendência também da segunda esposa. Se tiverem, por favor me envie. Parabéns pelo belo trabalho. "Pobre do homem que não tem memória".
Atenciosamente,
Raquel Valadares Vasconcelos de Carvalho

Maria Berenice Vianna Ottoni de siqueira disse...


Como bisneta do 2º casamento do Visconde com sua sobrinha Ana Cândida Fonseca Viana, também gostaria de ver a árvore completa. Minha avó era Maria Cândida Vianna, irmã do querido tio Afonso e também do tio Chico. Havia também uma irmã, que não conheci. Meu pai era Roberto Vianna.

Agripa Vasconcelos disse...

Prezadas Raquel e Berenice,
Infelizmente não temos a árvore completa do Visconde para passar para vcs, mas agradecemos muito a participação aqui no blog do nosso escritor Agripa Vasconcelos. Abç da equipe do blog de A.V.

Unknown disse...

Sou tataraneto do Visconde e acredito que Maria Berenice é uma prima, meu avo se chamava Geraldo Viana, de Maria candida filho e tinha um irmao chamado Roberto , casado com Dinorah. Haveria maneira de entrar em contato com Berenice ?

ROMERO CARVALHO JÚNIOR disse...

Sou tataraneto do Barão e Visconde do Rio das Velhas, bisneto de sua filha Laurinda Candido da Fonseca Viana, mãe do meu Avô Modestino da Rocha Franco, natural de Matosinhos MG.

Unknown disse...

Boa tarde morro no rio de janeiro na minha no meu registro meu avo materno. agripa vasconcellos costa. e henrigueta vasconcellos tolentino. minha mae. maria hellena vasconllos costa. nacida em belo horizonte. mg

Anônimo disse...

Vc é neto do meu tio e padrinho Felão ( Geraldo) Sou Berenice. Meu email é berenice.vianna@gmail.com

Unknown disse...

Uma saudação à família Vasconcellos! Sou neto de Julia Vasconcellos, irmã de Agripa, meu tio avô, sendo o Barão do Rio das Velhas, meu tetravô. Deixo meu contato: adrianodemartini@gmail.com